EUA: Senado da Califórnia aprova Projeto de Lei que proíbe o cultivo e a venda de carne de polvo de viveiro no estado

O Senado da Califórnia aprovou o Projeto de Lei 3162 por 36-0, uma medida inovadora que objetiva proibir o cultivo e a venda de carne de polvo de viveiro no estado.

O projeto de lei, que segue a primeira proibição mundial da criação de polvo, promulgada no estado de Washington no início deste ano, segue agora para a mesa do Governador Gavin Newsom para aprovação final.

Segundo Amanda Fox, Diretora Executiva da organização Iniciativa pelos Direitos dos Animais (ARI):

"Uma compilação de mais de 300 estudos conclui que os polvos são criaturas altamente inteligentes, complexas e sencientes, com uma capacidade excepcional de sentir dor e compreender o sofrimento, concluindo que a criação deles com alto bem-estar não é possível."

Fox também abordou os riscos ambientais associados à criação de polvo: “Exigindo três quilos de caranguejo e peixe para produzir meio quilo de polvo, a pesca do caranguejo se intensificá exponencialmente, matando milhões de animais a mais por ano. A grande quantidade de resíduos gerados por uma dieta tão voraz causará inevitavelmente a proliferação de algas e zonas mortas na água, sufocando a vida selvagem local até a morte.”

Caso a lei for sancionada, a Califórnia se tornará o segundo estado dos EUA a proibir a agricultura comercial desses seres sencientes.

FONTE: Imperial Valley Press

Anterior
Anterior

Câmara: Comissão aprova projeto que cria modalidade “pet friendly” em transporte por aplicativo

Próximo
Próximo

Taiwan: Ministério da Agricultura proíbe shows com animais selvagens em cativeiro