EUA: Câmara Municipal de Los Angeles vota por unanimidade a favor de lei que proíbe rodeios
Na última terça-feira (5/12), o Conselho da Cidade de Los Angeles votou unanimemente a favor de uma lei de proibição de rodeios para proibir eventos de rodeio na cidade que rotineiramente ferem e matam animais, como montaria em touros e laço em bezerros. O vereador Bob Blumenfield vem defendendo essa iniciativa há anos, que originalmente visava proibir dispositivos nocivos usados em rodeios, como bastões elétricos, esporas, laços e correias de amarração. O advogado da cidade agora redigirá o texto alterado, que passará pela revisão do Comitê de Bairros e Enriquecimento Comunitário antes de voltar ao Conselho para aprovação final.
"Hoje, o Conselho Municipal de Los Angeles enviou uma mensagem - que uma lei é necessária para proteger os animais das práticas desumanas e do sofrimento que ocorrem nos eventos de rodeio", disse o gerente de campanhas do Animal Legal Defense Fund, Matt Rossell. "Agradecemos ao vereador Blumenfield por sua liderança e aos defensores por seus esforços para aprovar a lei e esperamos que a votação final seja aprovada."
"A crueldade contra os animais nos rodeios é muito grande para ser ignorada e não tem lugar em uma cidade como Los Angeles, que abraça a compaixão por todos os animais", diz a atriz Kate Mara. "A tradição não é uma desculpa para atacar os vulneráveis e, assim como vimos com os circos de animais e parques marinhos, mudanças radicais estão sendo feitas para alinhar as empresas com a nossa moral. Tenho orgulho de apoiar o Animal Legal Defense Fund e os ativistas de todo o mundo nessa luta para relegar os rodeios aos livros de história."
Os esforços para proibir eventos de rodeio para proteger os animais em Los Angeles foram iniciados em 2020 com uma moção do Conselho de Comissários do Los Angeles Animal Services (LAAS) solicitando ao Conselho municipal que proibisse eventos de rodeio na cidade de Los Angeles. Novamente, em outubro deste ano, o Conselho da LAAS aprovou por unanimidade outra moção com a mesma solicitação "de acordo com as práticas da cidade em relação ao bem-estar e ao bem-estar dos animais".
Os rodeios usam práticas desumanas e dispositivos dolorosos, incluindo bastões elétricos, correias de flanco e esporas para incentivar o comportamento agressivo e a empinada exagerada de touros e cavalos. Como resultado, esses animais sofrem lesões que podem incluir costas e pernas quebradas. Nos eventos de laço, os bezerros são parados com força por um laço em volta do pescoço enquanto correm a toda velocidade e são jogados no chão, resultando em pulmões perfurados, danos aos órgãos internos, tendões rasgados, ligamentos rompidos, pescoços quebrados e mortes agonizantes. Os ferimentos que ocorrem são cronicamente sub notificados.
Fonte: Animal Legal Defense Fund