Colômbia: Justiça ordena medidas urgentes para controlar a superpopulação de hipopótamos de Pablo Escobar

O Tribunal Administrativo de Cundinamarca ordenou, nesta sexta-feira, a adoção de "medidas para a erradicação" de mais de 150 hipopótamos em Magdalena Medio.

Os animais foram levados da África à Colômbia na década de 1980 pelo narcotraficante Pablo Escobar, para seu zoológico particular. Em 2023, a população de hipopótamos já havia chegado a 166, e o Ministério do Meio Ambiente estima que, se não forem controlados, eles podem chegar a 1.000 até 2035.

Na sentença, o Tribunal determinou que o Ministério do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável emita um regulamento que contemple medidas para a erradicação da espécie, como a caça controlada e a esterilização.

Além disso, determinou a coordenação junto a entidades regionais para a captura, relocalização e monitoramento de hipopótamos. Para garantir o cumprimento destas disposições, foi criada a criação de uma comissão de verificação.

A decisão destaca a necessidade de implementar "medidas urgentes e eficazes “para controlar a população de hipopótamos, respeitando os princípios de bem-estar animal e desenvolvimento sustentável”.

 

Leia a decisão aqui.

 

FONTE: Tribunal Administrativo de Cundinamarca

Anterior
Anterior

Amazonas: Aprovado projeto de lei que estabelece perda da guarda do animal ao tutor por crime de maus-tratos

Próximo
Próximo

TJMA: Justiça condena Município de São Luís a solucionar casos de acumulação de animais