Justiça federal suspende a exportação de animais vivos nos portos do brasil

A Justiça Federal suspendeu a exportação de animais vivos em todos os portos do Brasil. A sentença é resultado de uma ação civil pública apresentada pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.

Maus-tratos

Nesse tipo de transporte, os animais são submetidos a intensos maus-tratos. Não possuem espaço adequado para se movimentar ou dormir, comem ração misturada à urina e fezes. Muitos não sobrevivem ao trajeto.

Sentença

Na sentença, o juiz Djalma Moreira Gomes reconheceu a dignidade dos animais e a crueldade deste transporte, alegando que este não pode ser justificado sob a égide de eventual prejuízo comercial.

“Para nossa vergonha eterna, o Brasil foi o último país a abolir o regime escravocrata, acentuando costumes cruéis e práticas reprováveis, entre elas o descumprimento de leis “feitas pra inglês ver”. Que não venhamos a ser o último país a respeitar efetivamente os direitos dos animais não-humanos, mas que sejamos vanguardeiros em abolir manejos inadequados e em erradicar todo o tipo de crueldade contra os animais”, afirmou o magistrado.

Da decisão ainda cabe recurso.

Fonte: Metropoles

Anterior
Anterior

tj/sc determina que pensão para animais seja jugada pelas varas de família

Próximo
Próximo

Espanha: projeto de lei propõe documento de identidade obrigatório para cães e gatos