Tração animal não é legal!
“Tração animal não é legal é uma emocionante história sobre amor, respeito e a luta pelo bem-estar animal, que nos ensina o poder da empatia e da compaixão. Ideal para crianças e adultos que acreditam em finais felizes e na força das boas ações”.
O livro infantil conta a história real do cavalo Chico Bento, que foi abandonado por um carroceiro durante a greve de caminhoneiros em 2018. A presente obra é de autoria de Patrícia Lessa dos Santos, escritora, educadora, atuante na promoção cultural e colunista do portal Jus Animalis.
"Tração Animal Não É Legal" é um livro infantil emocionante e necessário, que convida as crianças a refletirem sobre o respeito aos animais e a importância de tratá-los com empatia. Com linguagem acessível e ilustrações expressivas, a obra aborda de forma delicada o uso de animais para tração, incentivando a compaixão e o pensamento crítico desde a infância. Uma leitura essencial para famílias e escolas que desejam formar crianças mais conscientes, sensíveis e comprometidas com a justiça e o bem-estar animal.
Nos dizeres da autora: “Eu entrei em contato com o pessoal da prefeitura de Maringá. Eles o levaram para eu cuidar no quintal da minha casa, junto com cães e gatos. O veterinário da prefeitura disse que ele não teria recuperação, que deveria ser sacrificado. Eu não acreditei! Encontrei uma veterinária que achou uma solução simples, sem cirurgia. Foi uma longa saga. Hoje ele vive feliz em um sítio aos cuidados da menina Laura. Este livro foi escrito para que as crianças vejam as consequências da tração animal e se inspirem na menina que adotou e colaborou na libertação de um cavalo que sofreu maus-tratos desde o nascimento até a pata ser lesionada gravemente devido ao excesso de carga."
Alguns de seus livros autorais que abordam a questão dos animais não humanos são: Amor & Libertação em Maria Lacerda de Moura, publicado pela editora Entremares (2020), Literatura infantil: Nise da Silveira (2023) e Maria Lacerda de Moura (2023), ambos fazem parte da coleção Lute como uma garota e foram publicados pela Appris; O Resgate do Touro Vermelho, pela editora Luas (2021); e os livros que organizou: Relações multiespécies em rede: feminismos, animalismos e veganismo pela editora Eduem (2017) e Relações interseccionais em rede: feminismos, animalismos e veganismos, pela editora Devires (2019). Demais dados podem ser encontrados em seu site: https://patricialessa.com.br/.
Aos leitores interessados na obra, esta encontra-se disponível em edição impressa através desse link.