O CAMINHO DE UNIÃO ENTRE O AMBIENTALISMO E O ANIMALISMO BRASILEIROS

Autora: Edna Cardozo Dias

 O Livro, publicado em 12 de novembro de 2023, pretende reconstituir a história do voluntariado no Brasil voltado para a proteção do ambiente e dos animais, a organização de grupos específicos de ação para fortalecimento do movimento ambientalista e do nascimento do movimento animalista no Brasil.

Ressalta a importância que exerceram a Liga de Prevenção de Crueldade contra o Animal e o Instituto Abolicionista Animal na construção e solidificação do Direito Animal. Relata a evolução de toda legislação a partir do século passado e de como o Direito Animal atingiu o status de ciência e ramo autônomo do Direito, com a contribuição do mundo acadêmico e da sociedade civil.

Segundo a Autora, “o título do livro foi sugerido pelo professor doutor Tagore Trajano como tema do meu artigo de pós-doutorado junto à Universidade Federal da Bahia - UFBA, com o propósito de relatar o nascimento e crescimento do Direito Animal no Brasil, para homenagear a todos que fizeram para dessa história e a todos os jovens que hoje estão transformando um sonho realidade. E o artigo virou um livro”.

Aos leitores interessados na obra, esta encontra-se disponível em e-book e em edição impressa no site da Amazon, através desse link.

 Sobre a Autora:

A advogada Edna Cardozo Dias é uma referência para o Direito Animal Brasileiro, foi uma das primeiras a tratar juridicamente sobre o assunto com sua obra "A Tutela Jurídica dos Animais", fruto de sua tese de doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG no ano de 2000. Autora de vários livros e artigos, foi uma das articuladoras da inclusão do Direito Animal na Constituição da República e liderou as ações para criminalização dos maus-tratos aos animais. Autora da primeira tese de doutorado sobre Direito Animal no Brasil, e primeira jurista a lecionar a cadeira Direito Animal no Brasil.

Pós-doutoranda pela UFBA, Doutora em Direito pela UFMG, Consultora jurídica e ex-professora Universitária, é especializada em Direito Público, Ambiental e Animal.

Ao lado da carreira técnica atuou no terceiro setor na causa animalista e foi presidente fundadora da Liga de Prevenção da Crueldade contra o Animal. Presidiu o Instituto Abolicionista Animal - IAA. Foi fundadora e Presidente da Comissão dos Direitos dos Animais na OAB/MG, bem como da Comissão de Direito Urbanístico.

Anterior
Anterior

DIREITO DOS ANIMAIS: A TEORIA NA PRÁTICA

Próximo
Próximo

DIREITO PENAL DOS ANIMAIS NÃO HUMANOS: REFLEXÕES HISPANO-BRASILEIRAS