Ética do entretenimento com animais: pets, zoológicos, circos e rodeios
Autor: Carlos Naconecy
Este livro, de conteúdo condensado e de leitura fluída, destina-se a explicar o debate ético sobre o uso (não letal) de animais para fins de entretenimento humano.
De fato, os animais da pecuária e os destinados à experimentação têm recebido uma atenção crítica de longa data por parte de ativistas e teóricos da causa animal. A razão disso é óbvia: para essas criaturas, morte e maus-tratos ostensivos são inescapáveis. Mas os animais de companhia e de aquário/zoológico, por exemplo, costumam receber uma atenção moral relativamente menor. O objetivo de Carlos Naconecy, com esse livro, foi de trazer a categoria dos animais de lazer humano a um nível semelhante de problematização moral. Como o leitor poderá constatar, distinções conceituais importantes surgem a partir daí, envolvendo as noções de liberdade (humana e não humana), dignidade, zoofilia, dentre outras.
Segundo o Autor, “Este livro trata do debate contemporâneo acerca do uso de animais para fins de entretenimento humano - como pets, em jardins zoológicos, circos e esportes. A questão “É eticamente problemático usar animais para nos entreter?” é analisada através das quatro correntes clássicas da Filosofia Moral, a saber, Utilitarismo, Deontologia, Contratualismo e Ética das Virtudes. Ao final, o leitor sairá mais equipado para enquadrar conceitualmente a espinhosa questão moral a respeito do uso recreativo de animais na nossa sociedade”.
Aos leitores interessados na obra, esta encontra-se disponível em e-book através desse link.
Editora: Amazon
Sobre o Autor:
Carlos Naconecy é filósofo brasileiro especialista em ética animal e ética da vida (ética ambiental). Possiu graduação em filosofia pela UFRGS, mestrado e doutorado em filosofia pela PUCRS – com período na Universidade de Cambridge (Inglaterra), como pesquisador visitante. Foi pesquisador visitante na Universidade de Cambridge, Inglaterra. É membro do Oxford Centre for Animal Ethics (Centro de Oxford pela Ética Animal) e do corpo editorial do Journal of Animal Ethics (Revista de Ética Animal). Foi Coordenador do Departamento de Ética Animal da Sociedade Vegetariana Brasileira.