Itália: Nova lei em Milão permite o sepultamento de animais junto aos seus tutores
Uma nova lei que começou a valer na quarta-feira (1º/1) na cidade de Milão, na Itália, permite que as cinzas dos animais domésticos sejam enterradas nos cemitérios da cidade, dentro da sepultura em que se encontram seus tutores.
A legislação prevê que animal deve ser enterrado ao mesmo tempo, ou posteriormente ao tutor, na mesma sepultura ou no mausoléu familiar. A vontade de ser enterrado junto de seu animal de estimação deve ser declarada pelo falecido ou pela família.
As regras técnicas preveem que o sepultamento ocorra em celas, com duas urnas com cinzas (uma do tutor e uma do animal), ou em columbários (com três caixas de restos mortais ou cinzas) ou ainda em sepulturas familiares — neste caso, o animal deve ocupar o espaço de uma urna para cinzas.
Não é permitida uma foto do animal sozinho para a identificação dos restos mortais. Fotografias do animal com o tutor, porém, são admitidas. Não é permitida epígrafe para o animal.
Ao jornal italiano Corriere della Sera, a assessora da Comuna de Milão, Gaia Romani, disse que a lei é um "ato de civilidade que muitos esperavam", uma vez que "sempre as pessoas instauram com seus animais um relacionamento especial, semelhante ao familiar".
Fonte: Correio Braziliense